O Que é um Vacuum?

Vacuum é uma ferramenta do banco de dados, ela é utilizada para fazer uma manutenção no banco.

No momento em que o comando >VACUUM é executado, é feita uma varredura em todo o banco a procura de registros inúteis, onde estes são fisicamente removidos, agora sim diminuindo o tamanho físico do banco. Mas além de apenas remover os registros, o comando >VACUUM encarrega-se de organizar os registros que não foram deletados, garantindo que não fiquem espaços/lacunas em branco após a remoção dos registros inúteis.

Vacuum sendo executado:

OBS: Exemplo em imagem do que a ferramenta Vacuum faz no BD.

Para executar o Vacuum precisamos acessar SGBD, Sistema de Gerenciador De Banco De Dados, no caso do PostgreSQL é o pgAdmin.

Seleciona o banco de dados:

Utilizando o botão direito do mouse em cima do banco de dados selecionado, o seguinte janela será exibida, para prosseguir entre em Maintenance.

A janela do VACUUM será exibida e vamos marcar todos os parâmetros:

Para que serve cada parâmetro do VACUUM:

FULL – Quando o vacuum é utilizado em conjunto com este parâmetro, então é feita uma limpeza completa de todo o banco, em todas as tabelas e colunas. Este processo geralmente é demorado e evita que qualquer outra operação no banco seja realizada, ou seja, ao realizar um >VACUUM FULL você terá que esperar todo processo terminar até realizar um comando.

FREEZE – O congelamento agressivo é sempre executado quando a tabela é reescrita, portanto, essa opção é redundante quando FULL é especificado.

ANALYZE – Atualiza as estatísticas usadas pelo planejador para determinar a maneira mais eficiente de executar uma consulta.

 

Com todos os parâmetros marcados, é so selecionar o botão Ok.

O VACUUM será executado :

Assim que finalizar o VACUUM, selecione o Done.

Pronto, VACUUM executado !